de Pretória na África do Sul, foi cerca de 11 horas de ônibus para a capital de Maputo em Moçambique. Fomos informados antes de que, se não tivéssemos nossos vistos de moçambicano antes de chegar à fronteira, o ônibus sairia sem nós. Ainda bem que ouvimos essa orientação porque as linhas na passagem da fronteira eram enormes.

Depois de um pouco de suborno (na forma de US $ 1 cada), o ônibus inteiro pôde ser carimbado no melhor. Nosso primeiro gosto de suborno e corrupção neste país … mais por vir. Maputo era uma boa cidade, nosso primeiro lugar real de sentimento “africano”. Encontramos um fantástico mochileiro para ficar e estava cheio de outros viajantes de todo o mundo. Passamos 3 noites em Maputo, saindo com outros mochileiros, andando pelas ruas e indo para os mercados locais.

A longa fila na imigração de Moçambique, fronteira com a África do Sul

Uma igreja deslumbrante em Maputo, Moçambique
Verificando algumas esculturas em madeira em um mercado, Maputo, Moçambique

Saímos de Maputo em 19 de agosto e seguimos para a vila de Tofo, na praia. Nós não vimos uma praia porque Kabak na Turquia, então estávamos realmente ansiosos para descansar e relaxar por algumas noites perto do oceano. Meu frio piorou porque Maputo, então o passeio de 8 horas de Chapa (pequeno ônibus) era infernal para mim. Eu estava suando com febre, hackeando e tossindo o tempo todo. Felizmente, conhecemos pessoas realmente incríveis no ônibus que ajudaram a torná -lo suportável. Havia 7 jovens mochileiros na viagem e todos conversamos, em grupos separados, o tempo todo. Havia duas meninas alemãs na parte de trás do ônibus chamado Maria e Anna, que estavam em uma viagem de 1 mês em Moçambique. Uma garota doce e fácil chamada Alice, de Luxemburgo (não se preocupe, nunca ouvimos falar disso), um israelense incomum que ninguém tinha certeza e um personagem alemão ultra positivo chamado Henry, que rapidamente batemos Com … apesar de ele dormir por 6 da viagem de ônibus de 7 horas.

Meninos moçambicanos na viagem de ônibus de Maputo para Tofo

Quando chegamos ao TOFO, verificamos nossa cabana de praia. Enquanto verificava os israelenses aparentemente perdeu a cabeça e começou a gritar com a equipe do hotel. A diretriz em viagens é relaxar e esse homem estava fora de seu roqueiro. Se havia alguma possibilidade de nós 6 de nós forjar uma amizade com esse espreitador assustador, ela foi quebrada imediatamente com seu espontâneo e desnecessário por hostilidade.

O resto de nós riu essencialmente dele e pediu desculpas à equipe incrivelmente amigável após o ataque inesperado. Abandonemos os israelenses agressivos e seguimos direto para a praia. Entrar na areia estava como voltar ao paraíso e voltar para um mundo que lembra nossa viagem na Ásia apenas com um sabor africano palpável.

Assim que vimos a praia Henry e eu corremos para a água e nadamos um pouco nas ondas. Isso [acabou sendo] o último da minha energia pelos próximos dias. Enquanto Darieces saía com nossos novos amigos, eu ficava principalmente em nossa cabana combinando com febre e infecção desagradável na garganta. Depois de três dias em que eu ainda estava dentro e fora das ondas de calor, escolhi fazer um dos testes de auto -malária que compramos na África do Sul, apenas para estar seguro. Felizmente, foi negativo e o frio começou a diminuir no dia seguinte.

Mercado de frutas em Tofo, Moçambique

Lagostins recém -pegos, tofo, Moçambique
A praia deslumbrante em Tofo, Moçambique

Voltando de um mergulho nas ondas, Tofo, Moçambique
Durante todo o tempo em que estávamos na África do Sul, eu tinha ouvido falar sobre o incrível mergulho em Tofo, então eu realmente estava ansioso para mergulhar lá. É um dos poucos lugares do mundo, onde os raios enormes de 4 metros de largura passam a ser limpos por outros peixes. Infelizmente, uma semana antes de chegarmos, toda a costa foi arrebatada por uma tempestade marítima do mar no inverno e, portanto, a visibilidade dos mergulhos foi próxima a zero. Cada vez que vimos mergulhadores voltando do mar Henry e eu coría e perguntava como era e cada vez que eles nos diziam que a visibilidade era ruim ou o mergulho era cancelado. Eu planejava tentar de qualquer maneira, então reservei um mergulho no mesmo dia em que Dariece planejava um safari oceânico com Alice para mergulhar com algumas das criaturas substanciais que frequentam os mares perto de Tofo. Meu mergulho naquele dia foi cancelado, mas Dariece ainda entrou em seu safari e teve uma sorte incrivelmente sortuda. Ela encontrou baleias jubarte e uma vagem de golfinhos que se aproximavam do barco e balançavam com a cabeça por tempo suficiente para Darieces ter uma conversa com uma delas.No caminho de volta para a costa, um tubarão -baleia estava se aquecendo nas águas rasas, se deliciando com Krill e todas as pessoas no barco saltaram e mergulharam com o enorme peixe de 7 metros de comprimento.

Os tubarões -baleias são os maiores peixes do mundo, medindo até 18 metros de comprimento e pesando mais ou menos 13 toneladas. Passei um mês inteiro no Koh Tao Tailândia mergulhando 26 mergulhos tentando ver um e Darieces nadar com um antes de mim. Fiquei surpreso que ela até entrou na água porque ela grita quando nós mergulhamos com mergulhadores de 2 pés de comprimento, mas ela o fez e adorou. Embora ela ainda tenha gritado quando o enorme tubarão se dirigiu direto para ela e, de repente, veio visível na água escura! No barco, ela conheceu um colega ocobo da Inglaterra chamado Faye e sua esposa Oliver. Quando ela voltou para a costa, os três me contaram sobre a viagem e fiquei incrivelmente com ciúmes e imediatamente planejei fazer um safari no dia seguinte com Henry. Naquela noite, comemos uma refeição tolerável em um restaurante local de buraco local chamado Black & White. Escolhemos a comida fria e conversamos com uma mesa cheia de nossos novos amigos.

Oli passando por alguma comida deliciosa, Tofo, Moçambique

Na manhã seguinte, às 10:00, Henry e eu partimos em nosso safari oceânico e, por quase 2 horas, viajando lentamente pelos mares ondulados, não vimos absolutamente nada. Finalmente, encontramos uma tartaruga balançando na superfície e, naquele momento, todos os animais escolheram sair e dizer olá. O motorista encontrou alguns barcos flutuando em torno de uma sombra substancial. Com certeza, quando chegamos perto, pudemos ver o substancial tubarão -baleia! Enquanto estávamos nos preparando, também vimos alguns golfinhos brincando na água ao redor dos barcos.

Henry e eu, às pressas, falamos nosso equipamento de mergulho e éramos duas das primeiras pessoas fora do nosso barco. No começo, eu estava procurando ansiosamente por essa criatura mítica que conseguiu me evitar nos últimos 2 anos, então, de repente, a sombra se tornou maior e a imagem abrangente da Besta Amazadora apareceu. Eu nadei ao lado, lotado de outros mergulhadores, ocasionalmente mergulhando alguns metros abaixo do tubarão para ver sua parte de baixo.

Ele era um homem adolescente medindo talvez 6 ou 7 metros de comprimento e não era tímido. Ele ficou alimentando -se perto da superfície por quase meia hora, mesmo com a dúzia de mergulhadores agrupando seu espaço. A certa altura, Henry me deu os polegares para cima, sabendo quanto tempo eu esperava para ver um tubarão -baleia e já vendo um nas Filipinas, ele sabia o sentimento que estava tendo. Fiquei na água com o tubarão por alguns minutos depois que todo mundo se esgotou e voltou para o barco. O de uma vez com o tubarão nadando ao meu lado é algo que nunca esquecerei, uma experiência realmente incrível no oceano.

Nick e Henry andando na praia até a loja de mergulho, Tofo, Moçambique

Tão inúmeras pessoas ajudando a colocar o barco na água, tofo, moçambique
Naquela noite, Henry, Alice, Dariece e eu compartilhamos uma garrafa de vinho tinto em uma colina à beira da baía. Conversamos sobre nossas experiências de tubarão -baleia, viagens anteriores e vida doméstica, enquanto Henry (um professor de música) nos tocou uma faixa de som para o paraíso tropical em seu ukulele enquanto vimos o sol colocado sobre a praia com franjas. Naquela noite, ficou claro que Henry e Alice estavam prestes a se tornar nossos amigos e companheiros de viagem em Moçambique.

Sunset em Tofo, Moçambique
Vista da nossa cabana em uma duna de areia, tofo, moçambique

Gosta deste post? Fixá-lo!

Isenção de responsabilidade: as cabras na estrada são um associado da Amazon e também um afiliado de outros varejistas. Isso implica que ganhamos comissões se você clicar em links em nosso blog e comprar desses varejistas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.