após três dias fantásticos no oásis do deserto de Garmeh, fomos para Yazd, o centro da cultura zoroastriana e a distinta arquitetura do deserto antigo no Irã. Levando o táxi da rodoviária, já tínhamos uma boa idéia do que os próximos dias teriam reservado. A ampla cidade velha era feita completamente de lama e tijolo de lama, e nosso táxi teve dificuldade em manobrar nas minúsculas pistas cobertas.

Nós checamos mais um edifício iraniano espetacular, o Kohan Hotel. Hotéis no Irã são tipicamente casas antigas convertidas que se concentram em um belo pátio de jardim e Kohan era um dos lugares mais espetaculares que vimos até agora. O pátio central era enorme e ideal para passar nossas tardes blogando. Este era o lugar para nós!

Naquela noite, fizemos o que fizemos muitos dias em Yazd. Andamos pela cidade velha e nos perdemos nas inúmeras faixas e túneis que compõem a cidade antiga. As paredes lisas da lama e as cavernas mudaram lentamente para uma cor marrom dourada enquanto o sol afundou no céu. Para o pôr do sol, fomos para o sistema de coberturas do nosso hotel, onde vimos uma bela exibição de laranjas e rosas pintando o céu acima da cidade.

Cada telhado possui uma antiga estrutura de ar condicionado, que consiste em uma torre extra, com grandes slots verticais que capturam a brisa e a forçam nas casas abaixo. Um sistema ideal de refrigeração do deserto conhecido como Bagdir.

Um bagdir na cobertura

Acontecemos com o tempo ou visitamos o Irã para coincidir com a maior cerimônia religiosa anual do calendário islâmico xiita, Ashura. Homens e mulheres saíram às ruas em uma exibição muito interessante de luto pela morte do Imam Hussein. Leia muito mais sobre isso aqui.

Sr. Lorian
Apesar do intenso fervor religioso, fomos capazes de encontrar um guia preparado para se afastar da tristeza em todo o país para nos levar para uma viagem a alguns locais vizinhos. O nome do nosso guia era o Sr. Roriano e ele era um local zoroastriano animado, amigável e incrivelmente informativo.

“Os zoroastrianos acreditam que o diabo só existe na mente humana”

-Mr.loriano

O Sr. Lorian nos levou para os principais locais ao redor do Yazd. O primeiro foi o caravana de lama de Kharanaq. Saímos do carro e vagamos em torno de um labirinto de paredes de lama de 1000 anos de idade. Kharanaq era como uma versão minúscula do Yazd que foi deixada para decair nos últimos 50 anos, quando os habitantes locais se mudaram para “The New City”, onde se deleitam com confortos modernos, como água corrente e TV satélite.

Lindo Kharanaq

Depois de Kharanaq, fomos para Chak Chak, um antigo local de peregrinação zoroastriano. O zoroastrismo é uma religião pré-islâmica que já foi a principal fé no Irã. Eles oram em templos de incêndio e têm inúmeras histórias, assim como as histórias da Bíblia. Chak Chak implica “gotejamento” em Farsi e diz -se que a água é as lágrimas da princesa esquecida, que sente falta de sua família e chora eternamente.

Mmm … deliciosos lágrimas de princesa.

A última em nossa viagem de um dia de Yazd foi a cidade de Meybod, que tem 2 grandes pontos de interesse. Uma é a estrutura de lama mais antiga de todo o Irã, o castelo de Narin. Pensado para quase 1800 anos, o castelo ainda estava em condições fantásticas. Passamos de View Tower para View Tower, apreciando as vistas pendentes da cidade.

Vista do castelo de Narin

Também em Meybod era uma antiga casa de gelo do deserto. É isso mesmo, gelo no deserto! Pensado em cerca de 800 anos, a estrutura semelhante a uma colméia foi usada para colher gelo, mesmo depois que a geada da temporada de inverno foi levantada. Eles canalizaram água para o prédio e permitiram congelar durante o inverno, depois selaram até o final de maio / início de junho, quando reabririam para vender o gelo! Surpreendentemente, ele permaneceu congelado porque o ar era mantido tão frio dentro do gabinete de lama.

Depois de Meybod, voltamos para Yazd, onde nos deliciamos em mais alguns dias vagaram preguiçosamente pelas pistas. Passamos 5 dias em Yazd e estamos adorando o fato de estarmos viajando mais devagar agora. Foi bom ter 32 dias no Irã, para que possamos levar nosso tempo e conhecer pessoas ao longo do caminho.

Em seguida, vamos para a cidade santa de Kerman, onde iremos visitar algumas formações realmente épicas do deserto, além de participar de Ashura, a fantástica cerimônia xiita. Fique atento às fotos de espetacular deserto e demonstrações chocantes de auto-flagelação.

Gosto disso? Fixá-lo! ?

Isenção de responsabilidade: as cabras na estrada são um associado da Amazon e também afiliado de outros varejistas. Isso implica que ganhamos comissões se você clicar em links em nosso blog e comprar desses varejistas.